Apresentação

O concelho de Arcos de Valdevez é reserva da Biosfera declarada pela Unesco e integra parte significativa do único Parque Nacional reconhecido pela IUCN (International Union for Conservation of Nature), albergando para além disso sítios de importância comunitária integrados na rede europeia de conservação da Natureza conhecida por “Rede Natura 2000”.

O Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez surge com o objetivo de divulgar e valorizar a riqueza do património cultural e ambiental associado à natureza, ao rio Vez e à atividade humana que lhe está associada.

Sendo um museu ao ar livre, o visitante tem a oportunidade de estar em contacto direto com a natureza apreciando a diversidade faunística e florística que surge associada ao rio. Ao mesmo tempo, pode ainda descobrir muitos vestígios, de elevado valor histórico, arquitetónico e etnográfico, deixados pelas comunidades do passado.

Ao longo do Museu estão dispostos vários painéis interpretativos que têm como finalidade dar alguma orientação e informação ao visitante, chamando a sua atenção para os valores naturais e patrimoniais que se vão observando ao longo do percurso.

 

A Natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.
A leitura desse livro, bem como a sua compreensão, implica saber ver e ouvir, curiosidade, mente aberta e uma grande dose de paciência.
Saber ler o livro da natureza, adoptando o seu ritmo, é a diferença entre simplesmente passar ou fruir por completo de tudo o que a Natureza nos oferece.

O nosso Logotipo

O melro-d‘água (Cinclus cinclus) é uma das espécies mais emblemáticas do rio Vez. Animal discreto, mas de fácil observação, é a imagem perfeita de um rio de montanha de águas limpas e saudáveis. Alimentando-se de presas muito exigentes em termos de qualidade da água, a sua presença abundante no rio Vez é um dos melhores indicadores da sua qualidade e do ambiente envolvente. A sua capacidade única entre os passeriformes de mergulhar para capturar as suas presas e o seu comportamento característico quando pousado nas rochas, torna este elemento, associado aos contornos do rio Vez, o reflexo dos valores singulares que o Museu da água ao Ar Livre do Rio Vez encerra.

Como chegar