Melros d'água, guarda-rios e lavandiscas

O melro-d‘água (Cinclus cinclus) é um dos animais mais emblemáticos do rio Vez. Animal discreto, mas de fácil observação, é a imagem perfeita de um rio de montanha de águas limpas e saudáveis. Alimentando-se de presas muito exigentes em termos de qualidade da água, a sua presença abundante no rio Vez é um dos melhores indicadores da sua qualidade e do ambiente envolvente. As suas presas principais são insetos adultos e as suas formas larvares aquáticas, que captura mergulhando ou nadando nas águas transparentes do rio.

Pequenos peixes e anfíbios também podem fazer parte da sua dieta. Embora prefira os cursos de água com pouca profundidade e fundo de calhaus, no rio Vez tira partido dos açudes existentes ao longo do rio e explora os canais de escoamento destes, em que a profundidade é menor e o fundo de calhaus com declive suave facilita a sua ação.

O melro-d’água partilha o espaço com outras aves típicas de rios e espaços de água como as lavandiscas (Motacilla sp.) e o guarda-rios (Alcedo atthis), detetável pelo seu pio característico e pela passagem rápida de um objeto voador azulado rente à água.