Ordem Trichoptera

Imagos

Os adultos, ou imagos, parecem pequenas borboletas, mas o corpo e os dois pares de asas são cobertas por sedas curtas (e não por escamas), formando uma espécie de “tenda” sobre o abdómen quando em repouso. Possuem antenas muito longas, normalmente até maiores que o próprio corpo.

Habitat: na proximidade de cursos de água doce.

Alimentação: detritívoros e herbívoros.

Predadores: anfíbios, repteis, aranhas, outros insetos (libélulas) e aves.

Estatuto de conservação: sem informação.

Larvas

Muitas larvas de tricóptero constroem casulos feitos com pedaços de galhos, folhas e grãos de areia, unidos por fios de seda. Os seus corpos são moles e usam um gancho na extremidade posterior para se prenderem ao casulo. Muitos dos casulos fazem lembrar verdadeiras obras-de-arte, construídos com o máximo detalhe, com diferentes texturas, cores e formas. As larvas que não constroem casulos estão maioritariamente associadas a locais de água com corrente muito forte, vivendo em túneis de seda sob rochas e calhaus. Animais muito exigentes na qualidade da água, são bons indicadores do estado ecológico das comunidades de água doce.

Habitat: vasta gama de habitats aquáticos de corrente ou sem corrente.

Alimentação: a grande maioria é detritívora e herbívora, algumas espécies são carnívoras e elaboram teias para capturar as suas presas. Outros fragmentam os depósitos de folhas.

Predadores: outros insectos aquáticos (como larvas de libelinhas), mamíferos (como a toupeira da água) e peixes.