Ordem Ephemeroptera

Imago (adulto)

Éuma ordem de insetos aquáticos, popularmente conhecidos como efémeras ou moscas-de-maio. Devem o seu nome à brevidade da sua vida adulta (efémera), que dura de um dia a algumas semanas. Não se alimentam, dedicando-se exclusivamente à reprodução. Por exemplo, a fase larvar de Ephemera glaucopspode durar até dois anos, mas no estado adulto vivem apenas um dia ou algumas horas. A identificação desta Ordem é relativamente fácil, uma vez que todas as espécies apresentam asas anteriores bem desenvolvidas, ao contrário das posteriores, que são pequenas ou ausentes, sendo ambas membranosas e transparentes. Em repouso, as asas ficam em posição vertical em relação ao corpo, o que confere uma característica quase inconfundível.

Habitat: na proximidade de água doce, de preferência águas permanentes de boa qualidade.

Alimentação: no estado adulto não se alimentam.

Predadores: anfíbios, invertebrados (como aranhas, libélulas), peixes, aves.

Estatuto de conservação: sem informação.

Larvas

As moscas-de-maio imaturas são aquáticas e são chamadas de ninfas. Em contraste com a vida curta dos adultos, estas podem viver até vários anos na água. Apresentam uma forma alongada, cilíndrica e passam por várias mudas (fases). As larvas de efémera são a principal inspiração para modelos de moscas artificiais (ganchos presos com materiais coloridos, como fios e penas) usados na pesca com mosca. São animais muito exigentes na qualidade da água, sendo bons indicadores do estado ecológico das comunidades de água doce.

Habitat: vivem em baixo de pedras, em águas de fluxo rápido ou entre a vegetação, em rios mais lentos. Preferência por águas permanentes de boa qualidade.

Alimentação: as larvas são geralmente herbívoras e comem restos de plantas e algas.

Predadores: anfíbios, invertebrados (larvas de libélulas), peixes.

Estatuto de conservação: sem informação.