Tritão de ventre laranja

Lissotriton boscai

Este pequeno tritão é uma espécie endémica da Península Ibérica. Uma das suas características mais notórias é a coloração do ventre cor de laranja, que contrasta com o dorso acastanhado com pintas pretas, sobretudo nos machos. A cauda dos machos não apresenta uma crista muito pronunciada e termina numa ponta branca arredondada. Uma outra característica dos machos é a ocorrência, durante o período de reprodução, de uma banda longitudinal branca que se estende por toda a cauda. Contudo, é mais evidente na parte terminal da cauda.

Habitat: Pode ocorrer em vários tipos de massas de água mais calmas, incluindo ribeiras com vegetação aquática abundante e correntes fracas, charcos, poços, lagoas, tanques, prados, bosques húmidos.

Alimentação: invertebrados aquáticos e de consistência mole (minhocas e lesmas). Podem alimentar-se ainda de indivíduos da mesma espécie.

Predadores: Víboras, cobras-de-água, insetos aquáticos, larvas de salamandra (Salamandra salamandra) e adultos de tritão-marmoreado (Triturus marmoratus).

Estatuto de conservação: pouco preocupante.