Salamandra-de-pintas-amarelas

Salamandra salamandra

Talvez a salamandra mais conhecida do grupo dos tritões e salamandras existentes em Portugal. De dimensões grandes, no conjunto dos anfíbios portugueses, é inconfundível pelas manchas amarelo-vivo do dorso. Animal fundamentalmente terrestre, apenas vai à água para reprodução. São animais discretos, passando grande parte do seu tempo escondidas no meio de detritos vegetais e folhada. Apenas de noite, ou em dias muito húmidos, é possível ver este animal a deambular fora do abrigo. Como todos os anfíbios, são animais muito úteis para a agricultura.

Habitat: zonas montanhosas, húmidas e sombrias, com elevada precipitação anual, como bosques caducifólios próximos de ribeiros ou charcos

Alimentação: invertebrados terrestres. As larvas são muito vorazes e alimentam-se de insectos aquáticos, crustáceos, pequenos vermes, larvas de outros anfíbios ou até da mesma espécie.

Predadores: os adultos são consumidos por aves, cobras, peixes e alguns mamíferos. As larvas são também alimento de vários insetos aquáticos.

Estatuto de conservação: pouco preocupante.